BNTM Nordeste 2014 faz mais de 4 mil encontros de negócios
Pesquisa aponta que o evento superou as expectativas de 97% dos
operadores
convidados
A 23ª edição da Brazil National Tourism Mart - BNTM Nordeste 2014,
que
aconteceu entre os dias 27 a 31 de março, na Arena Pernambuco, superou
as
expectativas. Pesquisa realizada pela UptoDate, empresa responsável
pela
logística das rodadas de negócios, aponta que 97% dos participantes
convidados (buyers) ficaram satisfeitos com o resultado do evento,
que
reuniu operadores de turismo de 33 países, número superior ao esperado
que
seria de 15 países. O estudo revela ainda que foram realizados mais de
4
mil encontros de negócios entre suppliers e buyers, e que houve um
aproveitamento de 100% nos agendamentos. Com essas negociações,
aproximadamente R$ 210 milhões devem ser gerados ao longo de 2014,
conforme
sinalizado pelos buyers na pesquisa.
Um dos diferenciais desta edição foi o novo formato da rodada de
negócios,
que teve como referência o estilo americano Pow Wow, em que as
entrevistas
são pré-agendadas entre buyers (operadores) e suppliers (fornecedores).
"A
maneira como foi ambientado o espaço comercial da BNTM facilitou a
dinâmica
de contato entre buyer e supplier e, consequentemente, potencializou
a
realização dos negócios", destaca o diretor da UptoDate, Hamilton
Junior,
responsável pelas rodadas de negócios da BNTM e de outros grandes
eventos.
Foram feitos 4.052 encontros durante o evento, que contou com a
participação
de 237 suppliers (fornecedores), 220 buyers (operadores), 142
representantes
governamentais e 193 institucionais. Na rodada de negócios, cada
operador
agendou com, pelo menos, 15 empresas. Dos 33 países representados no
evento,
lideram Brasil (57), Argentina (40) e EUA (32). Já em relação aos
suppliers,
14 estados brasileiros participaram, sendo Pernambuco, Bahia e Rio Grande
do
Norte os que estiveram em maior número. O setor de hotelaria (68%) esteve
em
peso entre os fornecedores, seguido por agências (14%), operadoras (14%)
e
empresas de transportes (4%).
Para o presidente de honra da Fundação Comissão de Turismo Integrado
do
Nordeste (CTI-Nordeste), Alberto Feitosa, o sucesso da BNTM Nordeste
2014
representa a capacidade, a vocação natural de bem receber, o seu povo e
a
força econômica do turismo no Nordeste. "A quantidade de pessoas que
estiveram presentes no evento é o fruto de um trabalho sério ao longo
destes
três anos, despertando a confiança das pessoas que atenderam ao nosso
convite", resume.
Próximos passos
A partir de todos os dados coletados durante a BNTM Nordeste 2014, a
CTI-Nordeste pretende reunir os nove estados da região para planejar
as
ações de relacionamento e promocionais ao longo deste ano. Será
elaborado,
prioritariamente, um calendário de atividades entre buyers e suppliers,
com
o objetivo de preparar antecipadamente o mercado para receber a BNTM
Nordeste 2015, no Ceará.
Novo conceito
A nova formatação multitemática da BNTM 2014 explora a região como um
todo,
seguindo alguns eixos: Sol e Mar, Ecoturismo, LGBT, Gastronomia,
Negócios,
História, Cultura e Étnico, Religioso e Luxo. A proposta foi inspirada
no
conteúdo da Revista Curta Nordeste, editada e publicada pela
Exclusiva!BR.
"Percebemos a necessidade de tornar o Nordeste um destino único,
fortalecendo o turismo da Região no Brasil e no mundo. Com o sucesso
da
proposta da Curta Nordeste, aplicamos esse conceito para gerar negócios
na
BNTM 2014", explica Luciana Nunes, diretora da Exclusiva!BR, agência
de
comunicação responsável pela identidade visual da bolsa de negócios.
Fotos do evento: http://www.flickr.com/bntmnordeste
Mais informações com a assessoria de imprensa da BNTM 2014:
Priscila D'arc :priscila@exclusivabr.com>
priscila@exclusivabr.com
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