Em Coletiva de Imprensa
Fotos: Dawis Villar
Abracorp divulga
balanço do setor de viagens corporativas de 2013
Segmentos aéreo,
hoteleiro e de locação compõem crescimento de 12%
A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas
(Abracorp) acaba de divulgar os dados estatísticos consolidados sobre a
movimentação do setor no último ano. Edmar Bull, presidente da entidade,
acompanhado de Gervasio Tanabe, da diretoria executiva, concederam coletiva de
imprensa no início da tarde de hoje (30) no Grand Mercure São Paulo Ibirapuera,
zona sul da capital paulista.
A pesquisa, realizada em
parceria com as 32 agências de viagens associadas à entidade, registrou
crescimento de 12% nos principais segmentos da indústria de viagens. No total,
estas empresas emitiram 11 milhões de bilhetes aéreos para viagens nacionais e
internacionais e estiveram diretamente envolvidas em 9,9 milhões de room
nights e em 1,4 milhões de locações de veículos.
Companhias
aéreas
O setor aéreo nacional movimentou, em
2013, mais de R$ 5,3 bilhões, o que representa um incremento de 9% se comparado
ao verificado em 2012. A companhia aérea TAM, com um acumulado de R$ 1,8 bilhão,
se destacou, respondendo por 35% das vendas da Abracorp. Em segundo lugar
aparece a Gol Linhas Aéreas, empresa que, apesar do market share
menor, de 32%, registrou aumento na comercialização de bilhetes, que
saltou de R$ 1,5 bilhão (2012) para R$ 1,7 bilhão (2013). Vale ressaltar que,
segundo estatísticas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Gol é líder
no mercado geral doméstico, com 36% de representação.
Números da Abracorp estimam que, de um total de R$ 15,5 bilhões, o
mercado corporativo contribuiu com uma movimentação de R$ 9 bilhões no segmento
doméstico.
Como resultado da variação de 7% no valor médio praticado pelas companhias aéreas, a
tarifa aplicada no mercado no ano passado foi de R$
543 – a Passaredo trabalhou com o valor mais baixo (R$ 349) e a TAM com o mais
alto (R$ 595). Dados divulgados pela ANAC revelam ainda que, em 2013, a demanda
por viagens nacionais cresceu apenas 0,7%.
No cenário das viagens
aéreas internacionais, a American Airlines foi a aérea que mais cresceu,
atingindo o patamar dos 30%, precedida por “outras” (24%), TAP (17%), Aeroméxico
(14%) e Ibéria (13%). A TAM também aumentou suas vendas, crescendo 4%. No quesito
participação de mercado, destaque para a categoria “outras”, que representou 19%
das vendas da Abracorp, e para a TAM, logo atrás, com 17%.
De acordo com o estudo, o segmento
aéreo internacional como um todo obteve incremento de 13%, acumulando R$ 3, 7
bilhões ao longo do ano. A tarifa média aplicada pelas companhias aéreas também
subiu, saltando de R$ 2.684 (2012) para R$ 2.895 (2013), valores que representam
evolução de 8%.
Destinos mais
procurados
A coleta de informações com as
associadas à Abracorp resultou em um ranking dos destinos mais procurados no
setor de viagens corporativas. Juntas, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro
representam 50% da preferência dos viajantes. Em seguida aparecem Brasília (9%),
Belo Horizonte (8%), Salvador (6%), Porto Alegre (6%), Campinas (6%), Curitiba
(5%), Recife (4%) e Fortaleza (3%).
No exterior, o destaque vai para as
cidades de Miami (15%) e Nova Iorque (10%), nos Estados Unidos. Completam a
relação Buenos Aires (19%), Paris (9%), Santiago (7%), Lisboa (6%), Londres
(5%), Roma (3%), Bogotá (3%), Cidade do México (3%) e Frankfurt (2%).
Hotelaria
O levantamento também apontou
crescimento expressivo das pequenas redes e dos hotéis independentes (42%),
responsáveis por uma movimentação superior a R$ 1,1 bilhão em 2013 e os quais
conquistaram 47% de participação de mercado a partir de uma tarifa média de R$
228. No que diz respeito ao market share, são seguidos por “outras”
(20%), Accor (9%) e Atlantica (8%).
Com um montante de mais de R$ 2,4
bilhões, o setor hoteleiro nacional obteve incremento de 21% no ano passado. A
pesquisa apontou ainda aumento de 11% do segmento nas vendas da Abracorp. A
tarifa adotada pelas redes e empreendimentos hoteleiros também cresceu,
atingindo a marca dos 19% e girando em torno de R$ 261.
Serviços
agregados
No que diz respeito ao segmento de
locação de automóveis, o crescimento foi menor, alcançando os 0,03%. Assim como
o verificado em 2012, a Localiza foi a líder de mercado, representando 62% das
vendas da Abracorp. A empresa se manteve bem à frente da Hertz (14%), “outras”
(15%), Unidas (5%) e Movida (3%).
Na categoria “Outros serviços”, os
números são mais expressivos. Esta fatia de mercado cresceu 13%, movimentando um
total de R$ 932 milhões. O segmento de eventos respondeu por quase R$ 560
milhões. Em seguida aparecem “demais serviços” (R$ 201 milhões), pacotes de
viagem e lazer (R$ 126 milhões), cartão de assistência (R$ 11 milhões),
transfers (R$ 22 milhões) e cruzeiros (R$ 9 milhões).
Bruna
Dinardi
AMIgo! Comunicação Integrada
AMIgo! Comunicação Integrada
Octavio Neto do RadarTelevision entrevistando Edmar Bull ( presidente do Conselho de Administração da Abracorp). |
Luiz Henrique Miranda ( Diretor Executivo da AGência Amigo), e Jorge Neto |
Nenhum comentário:
Postar um comentário