sexta-feira, 23 de agosto de 2013

II Forum de Turismo de Jornalistas de Turismo ABRAJET-SP



Aconteceu entre os dias 15 e 18 de agosto/2013 o II Fórum de Turismo de Jornalistas de Turismo ABRAJET-SP com o tema: BROTAS COMO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO GASTRONÔMICO E A IMPRENSA.

Organizado pela ABRAJET/SP , a presidente Sra. Miriam Petrone, em mais uma de suas ações em prol  do turismo,  reuniu importantes personalidades e muitos jornalistas especializados . 




  • todas as fotos contidas nessa matéria reserva direito de imagem a Dawis Villar 

Jorge Neto, Bruno Omori, Miriam Petrone,Liyouca Sakaguchi e Mauricio Juvenal
em jantar no Brotas Bar


Os jornalistas convidados viajaram confortavelmente com o ônibus do "Roda São Paulo" um programa itinerante que percorre diversas regiões do estado ao longo do ano acompanhando os grandes fluxos de turistas em festas,eventos e feiras escolares proporcionando aos mesmos contato com paisagens naturais e momentos de exuberante beleza!




Durante a cerimônia de abertura presidida pelo Sr. Prefeito Orlando Pereira Barreto Neto, o " Du Barreto", destacou a criação e expansão de novos produtos para o fomento e crescimento do destino BROTAS.

Sr. Prefeito Orlando Pereira Barreto Neto, o " Du Barreto"

Convidado a participar, o Diretor de turismo do Estado de São Paulo, Sr. Mauricio Juvenal abordou o tema "As Estâncias Turísticas no Estado de São Paulo" chamando a atenção para a realidade e os recursos destinados aos mesmos.

Diretor de turismo do Estado de São Paulo, Sr. Mauricio Juvenal

Representando o COMTUR , Sr. Alexandre Laranjeiras, trouxe para o debate a " Renovação e Construção de Estratégias para Atrair Novos Turistas" chamando a atenção para a necessidade da consolidação de BROTAS como destino Gastronômico.
Sr. Alexandre Laranjeiras

A ABIH/SP esteve presente, na figura de seu presidente Sr. Bruno Omori  que ressaltou a importância do destino interior como atrativo para o turismo estrangeiro com "olhos" na copa 2014.

 Sr. Bruno Omori


O tema " A gatronomia e o Destino" não poderia ser melhor representado do que pelo Cheff  Marcelo Nicolau, presidente da Associação da Orla do Guarujá,  empresário, profundo conhecedor do turismo gastronômico, tendo ele próprio percorrido diversos países e vivenciando esta magnífica e saborosa experiência.
Marcelo Nicolau e Jorge Neto


O Consultor de turismo Sr. Sergio Sakai falou sobre a importância do turismo rural na economia e  apresentou o Almanaque Cultural de Brotas que busca resgatar tradições da cultura , gastronômica e o jeito " caipira " de ser. 
Jorge Neto e Sergio Sakai



Paralelamente  acontecia o Brotas Gourmet 2ª edição 








Em um ambiente agradável e descontraído, em frente ao Parque dos Saltos, uns dos cartões postais de Brotas, foram oferecidos aos visitantes versões gourmets da culinária tradicional Brotense , o evento conta com a parceria do SENAC e SENAR, os visitantes puderam degustar paratos deliciosos  muito bem acompanhados de boa música.
O valor do “Ticket” para o prato individual é R$10,00 e por R$45,00 é adquirido o “Passaporte”, com 4 pratos e 1 sobremesa, além da caneca oficial desta edição do festival.


Sob o conceito “Uma Aventura de Sabores” foram apresentadas opções variadas de pratos desde entradas, carnes, peixe, massas, caldo, opção vegetariana e lanche até pratos típicos da gastronomia brasileira, italiana, francesa e japonesa.



A intenção do festival é de fortalecer a imagem de Brotas como destino turístico que oferece inúmeras possibilidades de entretenimento e lazer, valorizar suas tradições culturais e divulgar a excelente infraestrutura dos restaurantes locais são as metas dos organizadores. “A ideia é realizar esse evento sempre no 3º fim de semana de Agosto e que dessa maneira, se integre ao calendário permanente de eventos e apresente aos nossos turistas mais um motivo para visitar Brotas e conhecer as inúmeras opções de entretenimento, que vão além da aventura”, diz Fernando Turce, presidente da Abrotur.











Jorge Neto entrevista 


Não poderia deixar de  ressaltar a participação do município de Piedade  a maior  produtora de Alcachofra do Brasil, uma pequena e charmosa cidade do interior de São Paulo que faz parte do Cinturão Verde,  famosa por suas encantadoras cachoeiras e parques.

Muito bem representada pela secretária de turismo do município Sra. Liyouca Sakaguchi, que anunciou  para 03 de setembro a I Reunião para debater o tema Sustentabilidade e Turismo
www.piedade.sp.gov.br


Os jornalistas convidados puderam conhecer alguns dos principais atrativos locais, 


FAMTUR


Queima de Raku
Recanto das Cachoeiras
Areia que Canta
Passeio de Raffiting
Casa da Cachaça
Recanto Alvorada
Fundação CEU
Brotas Bar
Paróquia Nossa Senhora das Dores















Queima de Raku


Uma técnica milenar de queima de cerâmica originada no Japão






   





Imperdível!! Dentre as várias atrações do destino Brotas é sem sombra de dúvidas, visitar o Recanto das Cachoeiras.

                                                             www.recantodascachoeiras.com.br

Você será muito bem recepcionado pelo proprietário, Rodrigo Braga e ainda se aventurar no arvorismo, tiroleza rapel, passeios a cavalo , trilhas ecológicas além é claro, de curtir as belas cachoeiras!

















Brotas Bar


Indicado pelo Guia 4 Rodas 2013 o Brotas Bar é parada obrigatória de todos que visitam a cidade, o chopp incrivelmente gelado e deliciosos  pratos típicos aliado a simpatia dos proprietários Alexandre Laranjeira e Daniela são a fórmula perfeita de aliar turismo e gastronomia.










Recanto Alvorada Eco- Resort

Melhor Eco Resort da região de Brotas , segundo o guia 4 rodas, parabéns aos proprietários Alexandre e Daniela



























Casa da Cachaça

Uma lembrança que resgata as memórias que estão relacionadas ao destino Brotas, você vai encontrar na Casa da Cachaça.

Doces caseiros, cachaças artesanais, queijos , café moído na hora e outras delícias além de aprender como se produz a cachaça.











































os irmãos Luciano e Leandro são os simpáticos proprietários da Casa da Cachaça
www.casadacachacabrotas.com.br

Fundação CEU  Centro de Estudos do Universo


O planetário de Brotas é um dos maiores e mais completos do Brasil!





























Passeio de Raffiting em Brotas é Adrenalina Pura!!!

com absoluta segurança é diversão garantida!! A empresa EcoAção proporciona a turistas de todas as idades uma experiência incrível! aventura com muita seriedade!!!
Ir a Brotas e não fazer Raffiting é como ir a Roma....














































AREIA QUE CANTA

Outro local que é você não pode deixar de visitar é a Areia que Canta 

Trata-se de uma nascente gigante que brota em uma finíssima areia de grão de quartzo que ao ser manuseada faz o som parecido com uma cuíca ...você flutua no "olho d'água" a força da água te "joga " para cima, uma sensação incrível!!
Esse vale  pena conhecer!!

















Brotas é realmente uma terra abençoada!sob o olhar piedoso e amoroso de Nossa Senhora  das Dores

Na paróquia Nossa Senhora das Dores , os fiéis se sentem revigorados , acolhidos e muito protegidos para curtir a valer todas as atrações do destino Brotas!



Agradecimentos: 

Minha estadia em Brotas foi excelente! meus sinceros agradecimentos a todos, em especial, ao Hotel Vivenda das Cachoeiras que me recebeu muito bem! e ao amigo Dawis Villar, fotógrafo. www.dawis.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário